domingo, 26 de abril de 2015

ACLAM DÁ POSSE A NOVOS ACADÊMICOS

A Academia de Ciências, Letras e Artes de Magé – ACLAM -, no dia 25/04/2015, deu posse a três novos acadêmicos: Aurea Barcelos – Cadeira Nº 38 – Patrono: Bernardo Soares de Proença; Eric Fanuel – Cadeira Nº 34 – Patrono: Carlos Eloy Franco; Thiago S. Souza – Patrono: Humberto de Campos Veras.
Participaram da composição da Mesa Diretora, a Presidente da ACLAM, Professora Benedita Azevedo, a Presidente da Fundação Cultural de Magé, Professora. Alcília Brandão, os Acadêmicos, Gilvaldo Guerra, André Alves e os Neoacadêmicos, Eric Fanuel e Áurea Barcelos.
Atuou como Mestre de Cerimônia, o Neoacadêmico, Thiago S. Souza que procedeu à composição da Mesa Diretora e passou a palavra à Presidente, Benedita Silva de Azevedo que deu as boas vindas a todos e convidou os presentes a cantarem o Hino Nacional Brasileiro. Dando prosseguimento, empossou os Neoacadêmicos.
A cerimônia contou ainda com a participação dos parentes, amigos e amantes das artes de Magé, apresentação cultural do sambista Eric Fanuel e uma homenagem a Baixada Fluminense lida pelo professor Thiago Souza. A Diretoria ***

"Baixada Fluminense”
Como falar de uma região tão rica e tão marginalizada, afinal falar do que se ama é sempre difícil. A Baixada Fluminense, não é apenas um lugar ou uma simples região e sim um aglomerados de grupos sociais que resistem ao tempo e com força e suor constroem o Estado mais famoso da República. O dia da Baixada não é só homenagem a uma região, mas, À Nação Brasileira, que, desde o início da colonização tem se mostrado forte e disposta a construir a cada dia, a cada manhã um país melhor. Muitos são os atores sociais deste lugar, uma região rica em culturas, etnias e grupos sociais, mas com uma característica, ainda mais marcante, a de um povo trabalhador.
Vale a pena destacar que esta também é uma região rica em patrimônio cultural e, em especial, aqui em nossa cidade, afinal esta data - 30 de abril - refere-se a inauguração da Estação de Guia de Pacobaíba, marco fundamental para o desenvolvimento desta nação.
Um homem chamado Irineu Evangelista de Souza viu, nessa região, o potencial para implementar a Primeira Estrada de Ferro do Brasil e como afirmava “Os desafios fizeram-se para serem vencidos” e este tem sido o lema diário de uma população que desperta para construir mais um capítulo da história do Estado do Rio de Janeiro, vencendo a violência, a fome, a miséria com alegria, trabalho duro, e com suas manifestações culturais tão ricas e singulares. Salve a Baixada Fluminense!" - Thiago Souza - Vice Presidente da ACLAM
 

 

Eric Fanuel, Aurea Barcelos (Diretora de Ciências da ACLAM), André Alves, Alcilia Brandão (Presidente da Fundação Cultural), Benedita Azevedo (Presidente da ACLAM), Thiago Souza (1º Vice-presidente da ACLAM) e Gilvaldo Guerra (Tesoureiro).